terça-feira, 30 de setembro de 2008

Avaliação semestral dos docentes de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Referente ao 1º semestre de 2008.

1º período

Alexandre Pessoa

Produção Cultural
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 9,0

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 9,0. Muito embora a falta de pontualidade tenha se apresentado como um fator crítico na avaliação deste professor, em geral os alunos elogiaram muito o conhecimento e domínio do conteúdo ministrado por ele em sala de aula. Destacou-se também a clareza das explicações, recursos visuais utilizados e a direção da aprendizagem como pontos positivos, além de classificá-lo como um professor organizado e dinâmico.


Cristina Gomes

Teoria Geral do Turismo I
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 8,2

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,2. Os alunos avaliaram-na como uma boa professora, dotada de um excelente domínio do conteúdo apresentado e acessível, entretanto, durante as aulas a turma percebeu sua dificuldade na transmissão do conteúdo. Quanto à metodologia, pautada basicamente na apresentação e leitura de slides, juntamente com a falta de dinamismo das aulas, contribuíram para tornar a aula muito maçante e cansativa. Por esse motivo os alunos se dispersavam muito facilmente. Foi sugerido pela turma que os slides fossem disponibilizados com antecedência para que pudessem acompanhar e fazer anotações a respeito dos temas.


Cristina Gomes

Pratica em Turismo A
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 8,9

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,8. Julgada como uma das melhores disciplinas do primeiro período, sua proposta, turismo social, a experiência prática e a compreensão das dificuldades dos alunos por parte da professora foram muito elogiadas pela turma. Por outro lado, alegaram falta de suporte na realização dos trabalhos e falta de comunicação como fatores prejudiciais no andamento das atividades desenvolvidas.


Maria Amália

Antropologia Cultural
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 8,0

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,0. A professora é organizada e pontual, domina bem o conteúdo ministrado e o transmite com clareza seguindo todo o programa proposto, entretanto alguns alunos julgam suas aulas um tanto quanto monótonas e sem dinamismo, sugerindo que pudesse haver algumas mudanças alternativas que variassem um pouco o esquema de ensino adotado. Outros alunos culpam a turma por atrapalharem as aulas com conversas paralelas. Há também reclamações a cerca das notas serem dadas conceitualmente sem uma justificativa.


Maria Anita

Hospitalidade, Meios de Hospedagem e Turismo
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 5,1

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 5,1. A professora teve boa freqüência e pontualidade. Promoveu visitas técnicas interessantes. Aproveitava bem o tempo em sala de aula e os textos escolhidos foram muito bons do ponto de vista dos alunos, contudo a professora esteve muito presa a eles. As explicações produzidas não eram satisfatórias, faltava-lhe clareza na apresentação do conteúdo, além de dinamismo, o que tornavam as aulas entediantes. Alguns alunos também se queixaram que a professora não aceita opiniões adversas.


Orlando

Filosofia
Número de avaliadores: 12
Média atribuída: 6,1

A disciplina foi avaliada por doze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6.1, dois alunos, porém não atribuíram nota ao professor desta disciplina, mas suas observações foram consideradas. As aulas foram boas e o professor foi muito freqüente e dinâmico, além de produzir bons debates sobre temas pertinentes. Por outro lado alguns o julgaram desinteressado, sem comprometimento com a matéria e reclamavam de não haver um programa a ser seguido. Sua disciplina dividiu a opinião dos alunos, para alguns os debates eram envolventes e as explicações eram boas, enquanto para outros não interessavam os temas propostos como os relacionados à reflexão da vida e discussões julgadas sem objetividade, contudo, em geral e aprovaram o critério de avaliação do professor.


Tânia Omena

Ética Profissional de Turismo
Número de avaliadores: 13
Média atribuída: 6,1

A disciplina foi avaliada por treze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6,1. Muito embora fosse uma boa professora, suas aulas fossem muito interessantes e explicasse a matéria muito bem e com clareza, o excesso de faltas prejudicou bastante o maior aprendizado, também se refletindo no pouco tempo para a apresentação dos trabalhos dos alunos, o que foi uma reclamação recorrente nas avaliações. Talvez por esse motivo, também a julgaram sem comprometimento com os alunos, além de ser pouco acessível.

Sul Brasil

Introdução à Sociologia
Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 6,4

A disciplina foi avaliada por quatorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6,4. O professor teve uma boa freqüência e pontualidade. Entretanto as explicações referentes à matéria nem sempre tinham muita clareza ou eram suficientes para o entendimento. Por vezes o professor também era impaciente, repetitivo e sua aula muito monótona. De acordo com os alunos a preparação das aulas precisaria ser melhor elaborada. Muito embora os seminários tenham sido interessantes formas de avaliação, estes deveriam ser complementados pelas explicações e esclarecimentos do professor e não substituí-lo. Positivos: Boa freqüência. Negativos: Muitos seminários; poucas aulas; falta de dinamismo; falta de clareza; repetitivo; impaciente.


Turma

Número de avaliadores: 14
Média atribuída: 7,2


A avaliação da turma de primeiro período do ano de 2008 foi realizada por quatorze alunos que atribuíram à turma notas de zero a dez, obtendo-se a nota de 7,2. No geral a turma se caracterizou como sendo empenhados nos trabalhos propostos e participativos. E o ponto negativo mais recorrente foi a pontualidade da turma, que, no geral deixou muito a desejar, além do excesso de conversas paralelas que atrapalhavam o andamento das aulas. Outro traço negativo apontado nas avaliações foi a falta de disciplina e descaso de alguns com algumas matérias e/ou professores, o que foi atribuído em parte ao desinteresse de alguns alunos que não desejavam ou se desiludiram com o curso de turismo. Positivos: Empenho nos trabalhos. Negativos: Muita conversa (atrapalhando as aulas); desinteresse de alguns alunos; falta de disciplina; pontualidade.



3º período

Benur

Análise e Viabilidade de Projetos Turísticos
Número de Avaliadores: 18
Média atribuída: 5,0

A disciplina foi avaliada por dezoito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 5,0. A turma aponta a fuga do conteúdo proposto pela matéria, a análise e viabilidade dos projetos turísticos, como o principal ponto negativo da disciplina, uma vez que reconhece este conteúdo como de grande importância para a formação. Em contrapartida, o professor expôs conteúdos relacionados à economia, o que alguns alunos até entendem como importante, embora não fosse a proposta da disciplina. A turma reclama ainda da falta de clareza das explicações que por vezes não era concluída. Como pontos positivos, destacam-se a pontualidade do professor e sua freqüência, inclusive tendo a preocupação de avisar com antecedência as situações de falta.


Carla Fraga

Turismo Histórico Cultural
Número de Avaliadores: 16
Média atribuída: 8,6

A disciplina foi avaliada por dezesseis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,6. A turma teve um parecer muito positivo sobre a matéria, apontando como pontos positivos o conhecimento do assunto por parte da professora e a metodologia aplicada, que gerou aulas dinâmicas e discussões interessantes que envolviam toda a turma, além de uma forma de avaliação considerada justa. As atividades extracurriculares também foram elogiadas como um importante elo entre o teórico e o prático. Como pontos positivos, destacam-se a disponibilidade da professora, sua assiduidade e pontualidade. Como pontos negativos foram citados uma fuga do foco da matéria, e um calendário de aulas e atividades não muito bem organizado que levou ao não cumprimento do conteúdo programático proposto inicialmente.


Carla Fraga

Transportes e Turismo
Número de Avaliadores: 16
Média atribuída: 9,3

A disciplina foi avaliada por dezesseis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 9,3. A turma elogiou o conteúdo escolhido pela professora e forma como foi exposto, resultando em bons debates e conferindo dinamismo às aulas. A palestra com o busólogo também foi um ponto forte. O artigo, ainda que trabalhoso, foi destacado como uma atividade muito enriquecedora. Outro ponto positivo foi a acessibilidade da professora a solucionar dúvidas dos alunos, sobretudo no processo do artigo. Como pontos fracos da matéria se destacam a superficialidade como alguns tópicos foram tratados, a fuga do foco em alguns momentos durante as aulas e a quantidade de trabalhos.


Maria Amália

Introdução à Economia
Número de Avaliadores: 16
Média atribuída: 8,1

A disciplina foi avaliada por dezesseis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,1. A turma gostou do conteúdo escolhido pela professora e dos textos que muitas vezes geraram discussões interessantes, porém se autocriticou admitindo que em alguns momentos não houve participação da turma, tornando a aula pouco dinâmica. Contudo, sugeriu que o conteúdo pudesse ser um pouco mais completo e aprofundado nas questões relacionadas à Economia. Destacou como pontos positivos a disponibilidade e flexibilidade da professora a atender sugestões dos alunos.


Sérgio Ricardo

Estatística[1]
Número de Avaliadores: 21
Média atribuída: 8,0

A disciplina foi avaliada por vinte e um alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média oito. A turma elogiou o professor pelo seu domínio do conteúdo apresentado e a metodologia adotada, embora tenha citado que faltou dinamismo às aulas, que juntamente com a grande duração das aulas, levou à dispersão da turma, o que se tornou um problema uma vez que esta era muito grande. Foram citados ainda como pontos positivos a dedicação do professor à disciplina, sua assiduidade e disponibilidade para atender dúvidas. Foram sugeridas aulas mais curtas, turmas menores e aulas mais dinâmicas.


Tânia Omena

Políticas Públicas e Turismo I
Número de Avaliadores: 14
Média atribuída: 8,7

A disciplina foi avaliada por catorze alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 8,7. A turma achou o conteúdo apresentado de grande importância para o currículo do curso. Elogiou a o conhecimento da professora acerca do tema e a maneira como o expôs, de forma clara e concisa, destacou também a atividade extracurricular proposta, o 3º Salão do Turismo, como um importante demonstrativo prático do que se estava trabalhando em sala de aula. Como pontos negativos destacam-se a perda do foco do assunto em algumas aulas, a falta de critério de avaliação e o atraso das notas. A turma realizou uma autocrítica, alegando falta de participação dos alunos nas atividades propostas.


Maria Anita Buthod

Produção Cultural
Número de Avaliadores: 3
Média atribuída: 6,0

A disciplina foi avaliada por três alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6,0. Os alunos alegaram que o nome da disciplina era muito atrativo, mas que as aulas, ainda que descontraídas, não corresponderam às expectativas, uma vez que faltou objetividade. Os textos foram pouco atraentes e pouco trabalhados. Faltou clareza nas explicações da professora. Foram sugeridas aulas mais práticas, como visitas técnicas a eventos, por exemplo.


Turma

Número de Avaliadores: 15
Média atribuída: 7,7

A avaliação da turma de terceiro período do ano de 2008 foi realizada por quinze alunos que atribuíram à turma notas de zero a dez, obtendo-se a nota(acho que deveria ser substituído por média) de 7,7. A turma se caracterizou como, no geral, interessada, participativa, um pouco desmotivada, o que tem gerado falta de interesse da parte de alguns alunos por algumas matérias. Criticou-se também a falta de seriedade e de decoro em alguns momentos, o que compromete as aulas. Por fim apontaram como ponto positivo o fato das discussões geradas em sala de aula ser, na maioria das vezes, muito ricas e contar com a participação da grande maioria dos alunos.


Auto-avaliação

Número de Avaliadores: 14
Média atribuída: 7,6

A nota média dos catorze alunos da turma que se auto-avaliaram foi 7,6. Foram reconhecidos como principais comportamentos positivos o comprometimento, a dedicação e os resultados obtidos. Os comportamentos negativos mais apontados foram: (aqui cabe “dois pontos”) a falta de pontualidade, o grande número de faltas e a desmotivação.



5º período


Carla Fraga

Planejamento Turístico de Base Comunitária
Número de Avaliadores: 6
Média atribuída: 9,6

A disciplina foi avaliada por seis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 9,6. A disciplina foi avaliada como bem elaborada, desenvolvida, criativa e com avaliações justas. Os alunos consideraram o trabalho de campo muito importante para a avaliação prática do conteúdo dado em sala de aula e apontaram-no como um dos pontos altos da disciplina. Elogiaram também a flexibilidade da professora, sua assiduidade, sua dedicação e a atenção dedicada aos alunos.


Eunice Mancebo

Gestão de Empresas Turísticas
Número de Avaliadores: 6
Média atribuída: 7,2

A disciplina foi avaliada por seis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,2. O conteúdo escolhido, embora considerado muito extenso por alguns, foi elogiado pela maioria, que gostou também da maneira como ele foi aplicado, gerando discussões muito boas. O ponto negativo que prejudicou a qualidade da disciplina foram as poucas aulas ao longo do semestre.


Helena Uzeda

Produção Artística II
Número de Avaliadores: 4
Média atribuída: 9,4

A disciplina foi avaliada por quatro alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 9,4. A professora foi muito elogiada por seu comprometimento com a disciplina e com a turma e por sua assiduidade. Os alunos consideraram boa a metodologia aplicada proporcionando uma boa exposição da matéria e a avaliação condizente com o que foi passado em sala de aula. As visitas técnicas foram destacadas como ponto positivo também.


Maria Amália

Economia do Turismo
Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 6,5

A disciplina foi avaliada por oito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6,5. Os alunos apontaram como pontos positivos o conhecimento da matéria por parte da professora, dedicação e comprometimento com a disciplina; além da flexibilidade quanto às adaptações da mesma, organização quanto ao conteúdo e a consonância deste com a forma de avaliação. Contudo, alegaram que, ainda que as discussões fossem interessantes, o fato da maioria das aulas ser discussões dos textos dados, tornou a disciplina pouco dinâmica, sobretudo pelo fato dos textos serem de difícil compreensão e por isso dificilmente terem sua discussão concluída. Os alunos sugeriram uma maior quantidade de aulas expositivas e a abordagem de um conteúdo mais relacionado com a Economia do Turismo, tratando de temas como relação de câmbio.


Maria Anita Buthod

Turismo e Produção de Eventos
Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 6,0

A disciplina foi avaliada por oito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 6,0. A professora foi avaliada como assídua e dedicada. Embora achassem que as aulas pudessem ser menos teóricas, os alunos acharam os textos interessantes, contudo acreditam que poderiam ter sido melhores discutidos. Como pontos positivos foram destacados o conteúdo escolhido pela professora e o cumprimento do cronograma. Como fatores que prejudicaram um melhor aproveitamento da disciplina, foram apontados o pouco dinamismo das aulas, a falta de flexibilidade da professora em acatar sugestões feitas pela turma com o objetivo de dinamizar a disciplina e sua relação por vezes conflituosa com os alunos. Foram sugeridas mais atividades práticas para a disciplina.


Maria Anita Buthod

Segurança, Hospitalidade e Turismo[2]
Número de Avaliadores: 2
Média atribuída: 7,2

A disciplina foi avaliada por dois alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7. Os alunos alegaram que a disciplina não obteve sucesso devido à falta de coerência do conteúdo administrado, à falta de dinâmica e aos problemas de relacionamento entre a professora e a turma. Como pontos positivos foram apontados o comprometimento e a pontualidade da professora, sua forma de avaliação e os textos escolhidos.


Orlando

Ética
Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 7,0

A disciplina foi avaliada por oito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,0. A turma avaliou que, embora de uma maneira pouco usual, o professor conseguiu cumprir a proposta da disciplina, através de discussões interessantes e envolventes. Teve bom relacionamento com a turma e se mostrou flexível. Como pontos negativos foi citada sua forma de avaliação baseada na auto-avaliação de cada aluno.



Tânia Omena

Seminários de Pesquisa em Turismo e Patrimônio
Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 4,0

A disciplina foi avaliada por oito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 4,0. Segundo os alunos, ainda que a professora tivesse conhecimento do assunto, faltou metodologia que norteasse o desenvolvimento da disciplina, o que ocasionou todos os demais problemas como a superficialidade com que o assunto foi tratado, a falta de clareza nas explicações e a não conclusão das linhas de pensamento. Foram apontados como fatores negativos também as constantes falta da professora e a forma de avaliação.


Turma

Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 7,5

A turma foi avaliada por oito alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,5. A turma se reconhece como dinâmica, criativa, participativa e com um rendimento alto, contudo assume também o fato de que muito desse potencial tem sido perdido devido a grande desmotivação pela qual a maioria dos seus integrantes passa. A justificativa dos alunos para tal sentimento conjunto é a falta de estímulo recebida por parte dos professores. Nesse sentido eles chegam a alegar que na maioria das vezes a atitude da turma é condizente com a do professor, se este se mostra interessado e dedicado à disciplina, terá retorno dos alunos. Porém, diante dos comportamentos vindos dos professores, a turma se reconhece como pouco pontual e desinteressada em alguns momentos.


Auto-avaliação

Número de Avaliadores: 8
Média atribuída: 8,0

A nota média dos sete alunos da turma que se auto-avaliaram foi 8. Foram reconhecidos como principais comportamentos negativos a desatenção e a falta de pontualidade e como atributos positivos a presença e o comprometimento.



7º período

Cristina Gomes

Trabalho de Conclusão de Curso I
Número de avaliadores: 4
Média atribuída: 7,4

A disciplina foi avaliada por quatro que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,4. Os alunos elogiaram o comprometimento, a pontualidade e a disponibilidade da professora em solucionar suas dúvidas quando procurados, contudo, alegaram que quase não houve aulas e que faltou informações sobre a metodologia que deveriam utilizar.


Maria Anita

Segurança, Hospitalidade e Turismo[3]
Número de avaliadores: 2
Média atribuída: 7,2

A disciplina foi avaliada por dois alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,2. Os alunos alegaram que a disciplina não obteve sucesso devido à falta de coerência do conteúdo administrado, à falta de dinâmica e aos problemas de relacionamento entre a professora e a turma. Como pontos positivos foram apontados o comprometimento e a pontualidade da professora, sua forma de avaliação e os textos escolhidos.


Tânia Omena

Turismo e Cultura Popular
Número de Avaliadores: 6
Média atribuída: 5,0

A disciplina foi avaliada por seis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 5,0. A turma destacou como pontos positivos o dinamismo das aulas e o conhecimento da professora sobre a disciplina, contudo, houve poucas aulas, prejudicando assim cumprimento das atividades propostas inicialmente, o que causou um certo desânimo por parte da turma em relação à matéria. Foi proposta a melhoria da forma de avaliação, um maior comprometimento por parte da professora e mais pontualidade.


Tânia Omena

Estágio Supervisionado
Número de Avaliadores: 3
Média atribuída: 7,5

A disciplina foi avaliada por três alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 7,5. Os alunos alegaram que a professora de fato foi muito solícita, quando procurada, mas que houve falta de comprometimento com os alunos e desorganização.


Sérgio Ricardo

Estatística[4]
Número de Avaliadores: 21
Média atribuída: 8,0

A disciplina foi avaliada por vinte e um alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média oito. A turma elogiou o professor pelo seu domínio do conteúdo apresentado e a metodologia adotada, embora tenha citado que faltou dinamismo às aulas, que juntamente com a grande duração das aulas, levou à dispersão da turma, o que se tornou um problema uma vez que esta era muito grande. Foram citados ainda como pontos positivos a dedicação do professor à disciplina, sua assiduidade e disponibilidade para atender dúvidas. Foram sugeridas aulas mais curtas, turmas menores e aulas mais dinâmicas.


Turma

Número de Avaliadores: 6
Média atribuída: 5,5

A turma foi avaliada por seis alunos que atribuíram notas de zero a dez, obtendo-se uma média 5,5. A turma reconheceu-se pouco pontual e pouco comprometida, como conseqüência da desmotivação pela qual grande parte dos alunos passam devido a frustração com alguns elementos do curso. Contudo, a turma alegou ser comportada e ter um bom rendimento quando a disciplina fornece condições para tal.

Auto-avaliação

Número de Avaliadores: 6
Média atribuída: 6,8

A nota média dos seis alunos da turma que se auto-avaliaram foi 6,8. Foi reconhecido como principal característica a desmotivação, que leva à falta e aos atrasos. Como pontos positivos alguns alunos se reconheceram participativos e em dia com as datas estipuladas.

[1] Disciplina avaliada pelos alunos dos 3º e 7º períodos
[2] Disciplina avaliada pelos alunos do 5º e 7º períodos
[3] Disciplina avaliada pelos alunos do 5º e 7º períodos
[4] Disciplina avaliada pelos alunos dos 3º e 7º períodos

Nenhum comentário: